Acompanhamento Psicopedagógico
Processo de intervenção nas dificuldades de aprendizagem gerais ou específicas, que depende das necessidades identificadas na avaliação, durante o qual serão realizadas diversas atividades (como por exemplo, leitura, escrita ou de cálculo, raciocínio lógico-matemático, atividades lúdicas ou práticas relacionadas com os métodos e hábitos de estudo ou com a realização dos trabalhos de casa, diálogo, estratégias de comunicação interpares, compreensão e aceitação das regras escolares, profissionais e sociais, promoção da auto-estima e autonomia, entre outras), com objetivo de promover as possibilidades de mudança sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que estão bloqueando o aprendizado.
Métodos e Técnicas de Estudo
Referem-se às estratégias de organização do tempo e do espaço de trabalho, de planificação, de aquisição e exposição das matérias, de realização dos trabalhos de casa e de preparação para os testes, que poderão ser aplicadas a qualquer criança/ adolescente e deverão ser implementadas na escola e em casa, criando hábitos de estudo diários. Estas estratégias são muito importantes para o sucesso escolar e também para promover a autonomia, a auto-estima e a responsabilidade.
Apoio Escolar Individual
O apoio escolar individual tem como objetivo fazer uma ponte entre o acompanhamento psicopedagógico e as exigências escolares. É um acompanhamento adaptado às características do indivíduo e pretende prevenir ou corrigir aprendizagens realizadas de forma errada. Por norma, durante as sessões são utilizados os conteúdos escolares e os trabalhos de casa como base de trabalho e, como ponto de partida para ir ao encontro das necessidades do indivíduo, mas poderão ser utilizados outros materiais, outros conteúdos e outras atividades que sejam importantes para solidificar as aprendizagens.
O apoio escolar individual funciona em sessões de 1 ou 2 hora/semana, podendo o número de sessões semanais aumentar nos períodos mais exigentes do ano letivo.
Aconselhamento a pais
Abordar com os pais a forma de como lidar com questões específicas da criança/adolescente. Olhando positivamente em busca de melhoria, crescimento, prosperidade, abundância e felicidade. Ao longo das sessões criamos estratégias facilitadoras que promovam o bem estar da criança, do adolescente e a harmonia familiar.
Raciocínio lógico-matemático
O ensino- aprendizagem da matemática deve ser bem trabalhado nas escolas, para que futuramente os alunos não apresentem dificuldades graves, quanto a construção deficiente do pensamento lógico-abstrato. Muito das vezes o aluno está como mero expectador e não como um sujeito que participa e constroi seu próprio pensamento. Quando ocorre dificuldades de aprendizagem na matemática todo processo de aprendizagem fica comprometido e a criança/ adolescente pode se mostrar com baixa autoestima, falta de interesse, sem autoconfiança, desmotivada e com comportamento inadequado.
A Psicopedagogia tem um papel muito importante na prevenção e no tratamento das dificuldades de aprendizagem matemática.
Estimulação Cognitiva
Têm como objetivo melhorar as competências para o desenvolvimento das funções cognitivas e permitir a evolução de habilidades e capacidades individuais de forma a construir uma trajetória de sucesso nas aprendizagens e prevenir dificuldades futuras. A estimulação de funções mentais, como a atenção/concentração, a memória, a percepção, a linguagem e o raciocínio, potencializa o processo de captação, integração, elaboração e expressão da informação, ou seja, o processo de aprendizagem.
Coaching para crianças e adolescentes
O coaching é uma metodologia que possui como base a teoria cognitivo comportamental, e veio contribuir de forma a obtermos ações que visa atingir uma meta ou objetivo específico com resultados muito positivos. Construímos objetivos, não julgamos e não dizemos a criança o que deve ser feito, apenas ajudamos a encontrar melhores respostas, desenvolvendo habilidades, rompendo crenças que estejam limitando-as a atingir seus objetivos e promovendo a auto responsabilidades. O processo são 08 a 10 sessões com 50 minutos e periodicidade semanal.